segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Quiz 29: PORTUGUÊS 5° ANO

Quiz 29: PORTUGUÊS 5° ANO
QUIZ 29: PORTUGUÊS 5° ANO

01
(SAERJ).

Leia o texto abaixo.

“Crucificado” pela gripe, porco é animal de estimação de famosos

    Ainda não há provas que o incriminem definitivamente pelo atual surto de gripe que atingiu 11 países.

    Mesmo assim, o porco já vem sendo julgado culpado por autoridades mundo afora, que determinam até a morte de criações inteiras.

    Na última segunda-feira (27), a OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal) reiterou que ainda não foi comprovada a relação entre o vírus e os animais e pediu que a gripe suína seja denominada gripe da América do Norte.

    Mas, para algumas pessoas, pouco importa se a culpa é ou não do porco. Para elas, o animal não é um inimigo, e sim um companheiro para todas as horas.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/acessado. Acesso em: 5 set. 2009.

Leia novamente a frase.

“Para elas, o animal não é um inimigo, e sim um companheiro para todas as horas.”. (Último parágrafo)

Nessa frase, a palavra elas refere-se

A
B
C
D


02
(Reforço Digital – RJ).

Leia o texto a seguir e responda.

    Parques de diversões lembram medos e sustos. Quem não morre de vontade de se divertir com os brinquedos radicais, soltar mil gritos de medo, sentir o coração disparado e depois contar a aventura para os amigos, morrendo de rir de puro prazer?

    No Brasil, há muitos parques de diversão itinerantes, isto é, que são levados de cidade em cidade. E temos também alguns que ficam em lugares fixos, como o Beach Park, em Fortaleza, no estado do Ceará, o Wet’n’Wild e o Hopi Hari, no interior do estado de São Paulo.

    Seria muito bom participar de todas as atrações dos parques sem pagar nada, mas infelizmente isso não acontece. Para entrar, temos que comprar um ingresso.

CEREJA, William Roberto. Português linguagens, 5º ano. São Paulo, Atual, 2006. p. 29

A palavra destacada na frase “Quem não morre de vontade de se divertir com os brinquedos radicais...” (1° parágrafo), tem o sentido de:

A
B
C
D


03
(PROEB).

Leia o texto abaixo.

Recreio, n. 389. São Paulo: Abril.

O menino queria o boné emprestado, porque

A
B
C
D


04
(SAEMI).

Leia o texto abaixo.

“Crucificado” pela gripe, porco é animal de estimação de famosos

    Ainda não há provas que o incriminem definitivamente pelo atual surto de gripe que atingiu 11 países. Mesmo assim, o porco já vem sendo julgado culpado por autoridades mundo afora, que determinam até a morte de criações inteiras.

    Na última segunda-feira (27), a OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal) reiterou que ainda não foi comprovada a relação entre o vírus e os animais e pediu que a gripe suína seja denominada gripe da América do Norte.

    Mas, para algumas pessoas, pouco importa se a culpa é ou não do porco. Para elas, o animal não é um inimigo, e sim um companheiro para todas as horas.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/acessado. Acesso em: 5 set. 2009.

O assunto desse texto é

A
B
C
D


05
(SEDUC-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.

Os viajantes e o urso

    Um dia, dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou, escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar as orelhas do homem, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:

    — O que o urso estava cochichando em seu ouvido?

    — Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

Moral: A desgraça põe à prova a sinceridade da amizade.

Disponível em: http://www.refletirpararefletir .com.br/fabulas-com-moral. Acesso em: 18 jun. 2018.

O que deu início a essa história foi o(s)

A
B
C
D


06
(Sobral – CE).

Leia o texto e responda.

O homem de meia-idade

(Lenda chinesa)

    Havia outrora um homem de meia-idade que tinha duas esposas. Um dia, indo visitar a mais jovem, esta lhe disse:

    — Eu sou moça e você é velho; não gosto de morar com você. Vá habitar com sua esposa mais velha.

    Para poder ficar, o homem arrancou da cabeça os cabelos brancos. Mas, quando foi visitar a esposa mais velha, esta lhe disse, por sua vez:

    — Eu sou velha e tenho a cabeça branca; arranque, pois, os cabelos pretos que tem.

    Então o homem arrancou os cabelos pretos para ficar de cabeça branca. Como repetisse sem tréguas tal procedimento, a cabeça tornou-se-lhe inteiramente calva. A essa altura, ambas as esposas acharam-no horrível e ambas o abandonaram.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, RÓNAI, Paulo, (orgs.) Mar de histórias. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978. v. 1, p. 119.

No trecho: “Mas, quando foi visitar a esposa mais velha, esta lhe disse...”, (3° parágrafo), a palavra grifada refere-se à

A
B
C
D


07
(SAEP 2013).

Leia o texto abaixo e responda.

O terremoto do gelo

    O tão falado aumento da temperatura do planeta não produz somente ondas de calor na Índia ou secas na África: também provoca terremotos no Alasca. Pelo menos é o que diz um estudo de cientistas da Nasa e do Departamento de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS). De acordo com a pesquisa, conforme as geleiras derretem, diminui a pressão sobre a crosta. Dessa forma, as placas tectônicas daquela região podem se mover com maior liberdade. [...]

Terra, set. 2004, p.12

Esse texto serve para o leitor

A
B
C
D


08
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto, a seguir, e responda.

Por que ninguém viaja no Brasil?

    Se você já passou o fim do ano em Búzios, Floripa ou Morro de São Paulo, provavelmente, reclamou da multidão de argentinos e uruguaios invadindo nossa praia. Parece que tem gringo demais tirando férias por aqui, certo? Errado.

    O mundo está viajando cada vez mais, é verdade. De acordo com o relatório do World Travel&TourismCouncil (WTTC) de 2016, o turismo cresce há cinco anos consecutivos mais do que a economia global, principalmente nos países em desenvolvimento. Mas o Brasil não está nesse bonde: estamos na casa dos 5 milhões de turistas internacionais desde 1998. Ou seja, se a nossa economia vive uma recessão nos últimos anos, o turismo já está assim há quase duas décadas.[...]

    O turismo é cada vez mais importante na economia global, e na economia do Brasil não é diferente. Só em 2015, o setor gerou mais de 2,6 milhões de empregos diretos por aqui. Sem falar que o Brasil aparece em décimo lugar no ranking da WTTC, que compara a relevância do turismo no PIB dos países.

    A imagem do Brasil no exterior acaba manchada pelo noticiário negativo: em vez de praias, cachoeiras ou cidades históricas, o que mais se vê lá fora sobre nós tem a ver com violência, crise econômica e desastres como o de Mariana. No ForeignTravelAdvice (“conselhos para viagens ao exterior”), uma ferramenta online do governo britânico que analisa cada país em relação à segurança, o Brasil aparece com “alto nível de criminalidade”, com menção a arrastões, assaltos com arma de fogo e roubos em caixas eletrônicos. São citadas também manifestações políticas violentas e risco de zika.

(Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDGO-LPI9. Acesso em 21 ago. 2019.)

Qual argumento apresentado, a seguir, sustenta que a imagem do Brasil se torna manchada no exterior

A
B
C
D


09
(Prova Brasil).

Leia o texto abaixo.

Pepita a piaba

    Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.

    Mas Pepita não gostava de ser assim.

    Ela queria ser grande... bem grandona...

    Tomou pílulas de vitamina... Fez ginástica de peixe... Mas nada... Continuava miudinha.

    — O que é isso? Uma rede?

    Uma rede no rio! Os pescadores!

    Ai, ai, ai... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada...

    Mas... muitos peixes ficaram presos na rede.

    E Pepita?

    Pepita escapuliu... Ela nadou, nadou pra bem longe dali!

CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Belo Horizonte: Miguilim, s.d.

No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita” (1° parágrafo), a expressão sublinhada dá idéia de:

A
B
C
D


10
(SPAECE).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

    O dono da fazenda estava na rede na varanda de casa, quando veio um carro buzinando. Calmamente, ele foi abrir o portão e desceram os engenheiros.

    — Viemos informar que a nova ferrovia vai passar dentro de sua fazenda.

    — Ferr... o que, moço?

    — Ferrovia... o trem de ferro!

    — Ah, é? Trem de ferro?

    — Isso mesmo.

    — O senhor está dizendo que o trem vai passar todo dia aqui dentro da minha fazenda?

    — Exatamente.

    — Olha aqui, moço. Se o trem quiser vir, pode vir. Mas se está achando que, todo dia, eu vou abrir a porteira pra ele passar, tá muito enganado!

PINTO, Ziraldo A. Mais anedotinhas do bichinho da maça: e tem aquela do louquinho. São Paulo: Melhoramentos. 1988. p. 16.

O que torna esse texto engraçado é o fato de

A
B
C
D


11
(P.D. - SEDUC-GO).

Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

Haverá água quando a gente ficar velho?

Fernando Bonassi

    O meu amigo Marcelo está superpreocupado. É que ele leu que, do jeito como a gente trata a água do planeta, pode ser que, no futuro, quando ele ficar velho, não exista mais nenhuma gota de água.

    De água limpa, pelo menos...

    Eu não entendo muito sobre esse assunto, mas acho que ele tem razão de ficar preocupado.

    Você já andou por aí e viu como as pessoas desperdiçam água?

    É tal de ficar lavando o carro com a mangueira ligada o tempo todo, ou então lavando quintal, como se o chão fosse um lugar que devesse ficar limpo como um prato em que a gente fosse comer. Eu fico indignado com coisas assim!

    O pior é quando você passa pelas avenidas marginais e vê o monte de porcaria que as fábricas jogam na água, como se os rios fossem assim uma enorme privada, em que elas pudessem jogar toda a porcaria que fizessem sem nem ligar.

    O mar? Puxa, há dias que você vai até lá, e o mar mais parece um lixão! O que é que as pessoas estão pensando? Será que elas acham que coisas como água nunca acabam? Pois acabam, sim!

    Essas pessoas, especialmente as crianças já grandinhas, parecem que não estão nem um pouco preocupadas com o mundo que vai ficar para a gente...

    Eu não quero um mundo seco e um monte de cocô no lugar dos rios! Já imaginou?!

http://rodadeamigosdaleitura. blogspot.com.br/2011/12/avaliacao -de-lingua-portuguesa.html. Acesso em 15/06/2015.

Na frase "Pois acabam, sim!", (7° parágrafo), o ponto de exclamação indica

A
B
C
D


12
(PAEBES).

Leia os textos a seguir.

Texto 1

Boa notícia

    Ontem li uma notícia

    E fiquei muito contente.

    Vi que tudo tem um jeito,

    Até o planeta da gente.

   

    Conseguiram, eu te digo!

    Homem fez a sua parte.

    Não está mais em perigo

    A baleia, a jubarte.

   

    Salve, salve a natureza!

    Preservou mais uma raça.

    Foi difícil, mas deu certo,

    Proibindo-se a caça.

   

    Parabéns ao ser humano

    Que entendeu mais este alerta.

    Viu que era um grande engano,

    Acordou na hora certa!

Disponível em: http://blogdivertudo.blogspot. com/search/label/poesias. Acesso em: 1 mar. 2012.

Texto 2

Promovida, baleia jubarte não está mais sob ameaça

    A baleia jubarte está em “vias de recuperação” e não consta mais da lista de espécies ameaçadas de extinção, disse ontem a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). [...]

    Segundo Bill Perrin, técnico da IUCN, as jubartes haviam sido reduzidas a alguns milhares de exemplares antes de 1966, quando a pesca comercial da espécie passou a ser proibida.

    Hoje, com um crescimento “saudável” de 5% ao ano no norte do Pacífico, as estimativas indicam que a comunidade tem 60 mil animais. [...]

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha /ambiente/ult10007u432465.shtml. Acesso em: 1 mar. 2012. Fragmento.

Esses dois textos falam sobre

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário